HOME CARE PARA IDOSOS

04

Home care para idosos

O atendimento domiciliar supre essa demanda ao oferecer profissionais altamente qualificados com conhecimento técnico-científico e focados, exclusivamente, no bem-estar e qualidade de vida do paciente nesta faixa etária. Por exemplo: administração de remédios, cuidados com ostomia e ferimentos, nutrição via oral ou endovenosa, ajuda com higiene e vestuário, entre outros serviços.

Ao contrário de um cuidador de idoso, o home care disponibiliza toda estrutura hospitalar na residência, além de uma equipe multidisciplinar com enfermeiros, médicos geriatras, fisioterapeuta e outros.

Benefícios

Em 2013, pesquisadoras da UERJ analisaram diferentes estudos realizados com idosos portadores de dano crônico (insuficiência cardíaca) e constataram que pacientes que receberam atendimento domiciliar tiveram menor mortalidade em comparação àqueles que foram assistidos por outra forma de atendimento. A explicação para este resultado pode estar logo abaixo.

Confira as vantagens do atendimento domiciliar:

Mobilidade: com o passar da idade, é comum que as pessoas comecem a ter dificuldades para se locomover, principalmente com o agravamento de algumas doenças. Com o home care, não há necessidade de se preocupar com a mobilidade do idoso, pois toda equipe responsável pelos cuidados estará em casa, de prontidão para ajudar o paciente

Autonomia: o home care tem o objetivo de estimular a autossuficiência do paciente, dentro dos limites impostos pela enfermidade, como atividades recreativas e físicas que incentivem a independência nos cuidados com a higiene, nutrição e comunicação.

Qualidade de vida: minimiza as chances do paciente voltar a internação hospitalar por conta de infecções ou complicações e humaniza e personaliza o atendimento.