SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS IDOSOS

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Com a prática de atividades físicas e mentais, trabalha-se a favor da saúde dos idosos como um todo, pois de nada adianta manter um corpo saudável, se a mente não tiver condições de operá-lo.

Manter um estilo de vida saudável é extremamente importante em qualquer etapa da vida de um ser humano, mas quando se trata da terceira idade, ou melhor, “melhor idade”, aí é que este princípio se faz ainda mais necessário. Quando falamos em manter um estilo de vida saudável, não falamos apenas em alimentação e ginástica, mas em todo um conjunto de cuidados para manter a mente dos idosos sempre em funcionamento, como as atividades lúdicas. Afinal, de nada adianta manter a boa saúde do corpo se a mente não tiver condições de operá-lo.

Manter os idosos em atividade física e mental é uma importante ferramenta que não só pode, como deve ser aplicada, a fim de retardar os impactos causados pelo envelhecimento. É necessário lembrar que com o tempo, tem-se uma perda significativa de capacidades motoras, tais como: flexibilidade, equilíbrio, coordenação, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea resultando, assim, em um aumento da gordura corporal. Com a prática diária de atividades, no entanto, trabalha-se a favor da manutenção do corpo e da mente, do bem-estar e, também, melhora-se a qualidade dessas pessoas.

Ao praticar atividades diversas, nossos idosos adquirem inúmeros benefícios. Entre eles, listam-se:

- Melhor convívio social;
- Autonomia e conforto nas realização de atividades diárias;
- Aumento da massa muscular e óssea;
- Aumento da atenção, memória e percepção;
- Redução de doenças;
- Diminuição do risco de depressão e ansiedade;
- Outros.

A atividade física e mental, quando bem orientada e monitorada, só traz benefícios para saúde dos idosos. Sua escolha deve ser bem subjetiva, já que cada idoso tem suas limitações e preferências. Além disto, é bom lembrar que elas devem ser regulares e, dependendo do tipo de atividades escolhidas, monitoradas por profissionais capacitados mediante avaliação e permissão médica. Entre as atividades físicas e mentais recomendadas para a terceira idade, listam-se:

Físicas:
Alongamentos; atividades aeróbicas de baixo impacto, como bicicleta e esteira; musculação especializada; yoga; hidroginástica; pilates; caminhadas; dança; ginástica em geral.

Mentais:
Atividades Lúdicas e recreativas, como pintura, bordados, gastronomia, artesanato, fotografia, internet, dama e xadrez; jogo da velha, caça-palavras, sudoko, bordados, entre outras.
É bom lembrar, que antes de realizar qualquer atividade física, seja por idosos ou não, é fundamental que se faça previamente um alongamento, para prevenir lesões e a sobrecarga das articulações. Fazendo escolhas saudáveis, os idosos, terão uma velhice confortável!

Texto retirado do site www.cpt.com.br